PARQUE NATURAL DA SERRA DA ARRÁBIDA
O Parque Natural da Arrábida é uma reserva biogenética situada na península de Setúbal, abrangendo os municípios de Palmela, Setúbal e Sesimbra.
Estende-se por 35 quilómetros, incluindo diversas montanhas e lugares de assinalável interesse e beleza natural, tais como a Serra do Louro, Serra do Risco, Serra de São Luís, Serra dos Gaiteiros, Serra Longa, Serra de São Francisco e a própria Serra da Arrábida
O Parque Natural da Arrábida foi criado pelo Decreto-Lei n.º 622/76, de 28 de Julho, com uma área aproximada de 10 800 hectares.
Concentram-se neste território cerca de 1.400 espécies vegetais, que correspondem a 40% da flora portuguesa e menos de 1% da área vegetal do país.
O Parque Natural está integrado em redes internacionais de conservação.Todo o seu território está classificado como Sítio de Especial Interesse para a Conservação da Natureza
Uma das atividades tradicionais características da zona do Parque é o fabrico do Queijo de Azeitão, que tem um sabor característico e muito apreciado. É produzido nos concelhos de Setúbal, Sesimbra e Palmela.
A cultura da vinha praticada desde tempos antigos, devido às condições apropriadas de solo e clima, permite a produção de uma variedade de vinhos muito conceituados.
O mel produzido na região, de sabor aveludado e muito característico, tem justa fama devido à riqueza floristica da serra.
O Parque engloba uma importante comunidade piscatória que se dedica à pesca marítima artesanal.
O parque natural da serra da Arrábida é alvo de várias excursões turísticas é também muito procurado por praticantes de Escalada, Trail, BTT e Montanhismo, verdadeiros protectores do parque.
O parque natural da Arrábida possui praias de extraordinária beleza e qualidade ambiental, em 2017 a Praia de Galapinhos, foi eleita a mais bonita da Europa, numa votação mundial em que participaram mais de 130 países e escolheram as melhores paisagens de entre 280 zonas balneares do continente europeu.