EVENTOS NA NOSSA REGIÃO

Coleção Fotográfica de José Artur Bárcia em Exposição
A Exposição “Coleção Fotográfica de José Artur Bárcia: Quinta do Anjo e Palmela – 1906-1921”, da autoria de Cecília Matos, vai poder ser apreciada durante a Festa de Todos os Santos, de 28 de outubro a 1 de novembro, no Largo João de Deus, em Quinta do Anjo.

Hora do Conto Famílias
A “Hora do Conto Famílias” – atividade de participação gratuita com abordagens lúdicas e pedagógicas – está de regresso ás Bibliotecas Municipais de Palmela e Pinhal Novo e ao Centro Comunitário de Águas de Moura, com atividades mensais, até junho de 2024.

Museu – A Estação
Se ainda não conhece o Museu – A Estação, em setembro há duas oportunidades para o fazer, através de visitas guiadas gratuitas promovidas pelo Município de Palmela, mediante inscrição prévia.

A Espiritualidade da Arrábida
O Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal inaugura, no dia 9 de setembro, pelas 17h00, a exposição temporária “A Espiritualidade da Arrábida”.

Jornadas Europeias do Património
No dia 23 de setembro venha ao MAEDS festejar connosco as Jornadas Europeias do Património e passe um sábado criativo rico em tradições e família.
Mergulhe na arte da pesca com as nossas oficinas para toda a família!

Arrábida Subterrânea. Memória da Profundidade dos Tempos
No dia 11 de novembro, às 16h00, será apresentada no MAEDS – Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal a conferência “Arrábida Subterrânea. Memória da Profundidade dos Tempos”, por Rui M. P. Francisco.

Feira Comercial e Agrícola de Poceirão
Entre os dias 1 e 4 de junho, o Parque Mário Bento e ruas adjacentes vão receber a 33.ª Feira Comercial e Agrícola de Poceirão.

“Black Eclectic Anthropocene”, de Iyallola ‘Iffy’ Tillieu.
A artista nascida em Bruxelas, em 1978, de mãe Belga e pai Beninense, atribui aos pais e à família um papel importante nas suas obras, estando eles simultaneamente presentes e ausentes. IFFY é uma artista concetual e visual que trabalha com diferentes media: pintura, design de tecidos, performance de vídeo
.

Ferroviários
Depois de ter passado pelo Auditório Municipal de Pinhal Novo – Rui Guerreiro, a Exposição de Fotografia “Ferroviários”, de Marcos Camilo, vai agora poder ser visitada no Mercado Municipal de Pinhal Novo, de 6 a 18 de junho.
Esta exposição contará com os pensadores Casimiro Henriques, Alberto Vale Rêgo, Frei Herminio Araújo, Isabel Melo, João Reis Ribeiro, Joaquina Soares, José António Chocolate, Lourenço de Morais, Maria Helena Mattos e Salvador Peres. As fotografias são de Alberto Pereira, José Alex Gandum, Carlos de Medeiros, João Completo, João Moura, José Canelas, Nazar Kruk e Rosa Nunes. Haverá ainda curtas-metragens de Alberto Pereira e Carlos Sargedas.
Inspirada nos poetas Frei Agostinho da Cruz e Sebastião da Gama, e no fotógrafo Américo Ribeiro, a exposição pretende explorar a relação entre a natureza e a espiritualidade, e a influência da Arrábida na vida de artistas e escritores.
Integrada nas Comemorações dos 470 anos da Paróquia de S. Sebastião, a exposição estará patente ao público até ao dia 7 de outubro, de terça-feira a sábado, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
A entrada é gratuita.
No dia 2, ás 15h00, fique por dentro da história da Vila de Pinhal Novo associada aos caminhos de ferro e à sua comunidade ferroviária.
No dia 23, às 10h00, acontecerá mais uma visita orientada por ferroviárias/os “No meu tempo…”.
O Museu – A Estação, localizado no antigo edifício de passageiros da estação ferroviária de Pinhal Novo, apresenta uma exposição permanente que sublinha as memórias locais e a investigação historiográfica sobre as linhas férreas que se cruzam neste território. Esta exposição tem entrada gratuita e poderá ser visitada de 3.ª a domingo, das10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.
Mais informações/ inscrições: patrimonio.cultural@cm-palmela.pt
Este certame – um dos principais da região dedicados à agricultura e ao mundo rural – promove os produtos da terra e conta com espaços de exposição de máquinas agrícolas, artesanato, espetáculos musicais, mostra de associativismo, espaço infantil com insufláveis e ateliês para as crianças, além da feira franca e das habituais tasquinhas, com petiscos típicos e excelentes vinhos.
A Feira Comercial e Agrícola de Poceirão, organizada pela Associação com o mesmo nome, assume uma considerável relevância na afirmação da identidade rural do território e conta com os apoios financeiro e logístico do Município de Palmela (17.094€) e da União das Freguesias de Poceirão e Marateca.
Consulte o programa completo em www.cm-palmela.pt e visite a Feira Comercial e Agrícola de Poceirão!
Programa
1 junho
17h00
Comemorações do Dia da Criança
– Artes Circenses com o Circo Dallas
– Insufláveis
– Pinturas Faciais e Moldagem de Balões por “Espalha Amor”
Org.: CMP, UFPM, AEJS, FCAP
19h30
Inauguração oficial
Bardoada e visita aos recintos de exposição
21h00
Eleição da Rainha da Feira
Espetáculo musical com ORQUESTRA GUITARRAS DA SIM
2 junho
10h30h -12h00
Colóquio “Agricultura e Ambiente – o Presente e o Futuro”
*Agricultura Biológica
– Engº Jorge Ferreira
*PLAAC “Plano Local de Adaptação ás Alterações Climáticas” – Engª Teresa Santos e
Arq. Rui Farinha
Org. UFPM e AEJS
12h00
Showcooking
Org. alunos do Curso de Restaurante e Bar do AEJS
18h00
Abertura da Feira
19h30
Noite da Brasa (entremeada, pão e vinho)
20h00
Era uma vez…. O Cante
20h00 | Pavilhão das Adegas
Showcooking “Ser Saudável não é sobre perder peso, é sobre Ganhar Vida”
iguarias saudáveis, por Filipa Martins
21h00 | Pavilhão das Adegas
Grupo de Cavaquinhos
21h30
Baile com João Tendeiro e Ricardo Pelixo
22h00
Espetáculo com Jorge Crispim e Bailarinas
23h00
Continuação de Baile
24h00
Vacada
3 junho
17h00
Abertura da Feira
17h10 | Pavilhão das Adegas
Showcooking – Fogaças de Palmela
18h00 | Av. Palmela
Poceirão Colorido – Animação com DJ e lançamento de tinta colorida
21h00 | Pavilhão das Adegas
Noite de Talentos
21h30
Baile com João do Carmo
22h30
Espetáculo com Bombocas
23h30
Continuação do Baile
24h00
Vacada
4 junho
10h00
Cãominhada
Org.: AJOC
10h00
II Passeio de Pasteleiras
13h00
Almoço para os participantes do Passeio das Pasteleiras
15h00
Abertura da Feira
15h10
Showcooking de “Pão de Fermentação Natural” e Prova de compotas de Nobre Terra
18h00
Desfile Etnográfico pelas ruas de Poceirão
Com a participação da Rainha da Feira, Ranchos Folclóricos e Máquinas Agrícolas
19h30
Apresentação dos Ranchos Folclóricos:
– Rancho Folclórico “Os Fazendeiros” de Lagameças
– Rancho Folclórico Danças e Cantares da Região do Forninho
– Rancho Folclórico do Fernando Pó
– Rancho Folclórico de Poceirão
– Rancho Folclórico do Bairro Margaça
22h00
Atuação de Teodoro Vendaval
22h30
Baile com Bruno Marques
00h30
Encerramento da Feira
A próxima iniciativa “Queres que te conte?” está agendada para os dias 11 de novembro (Palmela), 18 (Pinhal Novo) e 25 (Águas de Moura) e proporcionará às famílias a leitura em voz alta a partir de álbuns ilustrados.
Mais informações/inscrições: 212 336 632 e bibliotecas@cm-palmela.pt.
A “Hora do Contos Famílias” é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Públicas do Concelho de Palmela destinada a famílias com crianças a partir dos 4 anos, que contribui para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Educação de Qualidade.
Durante a manhã, das 10h00 às 12h00, descubra mais sobre esta arte milenar visitando a nossa exposição etnográfica, mas apareçam prevenidos para pôr as mãos na massa. Iremos moldar em barro as nossas próprias sardinhas, e ainda criar imagens deslumbrantes usando a técnica tradicional com escamas de peixe.
Atividade gratuita, sujeita a inscrição
Junte-se a nós e deixe a sua criatividade nadar livremente!
Esta mostra complementa o trabalho desenvolvido pelo Museu – A Estação, em Pinhal Novo, de sensibilização e criação de laços com as/os ferroviárias/os e de valorização e preservação das suas memórias. É inspirada no projeto “No Meu Tempo…” – Visitas Orientadas por Ferroviários, que foi distinguido em 2022, na 5.ª edição do Prémio Cultura 21, promovido pela Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos.
Organizada pela Câmara Municipal de Palmela, a Exposição vai poder ser visitada nos dias úteis, das 7h30 às 18h00, e aos fins de semana e feriados, das 7h30 às 13h30, com entrada gratuita.
Mais informações: 212 384 171 ou patrimonio.cultural@cm-palmela.pt.
Marcos Camilo
É professor universitário na Universidade da Beira Interior, com doutoramento e agregação em Ciências da Comunicação. Tem livros e artigos escritos em Portugal e no estrangeiro, sobre esta temática.
Entre as várias disciplinas que rege, leciona Fotografia e Produção de Imagem e ocupa os tempos livres com projetos de livros de fotografia e exposições. Faz fotografia desde que se conhece, mas enveredou mais a sério nesta atividade há seis anos, desde que se apaixonou pela fotografia digital, pela fotografia de estúdio, a partir de formações que realizou no Instituto Português de Fotografia.
Estudou Artes em adolescente e, mais tarde, realizou um mestrado em Belas Artes, na Universidade de Gante e Bruxelas. É autodidata em poesia e em diversas ciências sociais que utiliza para as suas videoperformances, que já foram exibidas internacionalmente. As obras de IFFY intersetam arte e artesanato, alternativa queer e normatividade, filosofia e espiritualidade, tecnologia e ritual, explorando metafeminismos e procurando expandir fronteiras visíveis e invisíveis.
A sua mostra “Black Eclectic Anthropcene” assenta num conceito de arte como chave poderosa para um novo caminho humano, onde a criatividade e a amizade não têm fronteiras, tal como o anseio de liberdade e de justiça social.
O trabalho de Iyallola ‘Iffy’ Tillieu deve ser entendido como uma versão artística de notas pessoais ou de rodapé sobre algumas das obras e livros que leu (Yusoff, Kilomba, Mbembe, etc.) são principalmente análises recentes da história da escravatura e do colonialismo referentes a vários estereótipos relativamente aos negros.
A exposição estará patente no MAEDS – Museu de Arqueologia e Etnografia até ao dia 2 de setembro.
A entrada é livre.
A mostra inclui 12 painéis com diversas abordagens à vida de José Artur Leitão Bárcia em Quinta do Anjo, no início do século XX. Pretende homenagear esta personalidade que, entre 1908 e 1911, por ocasião das suas várias visitas a Quinta do Anjo, captou fotografias únicas e as mais belas que são conhecidas da aldeia dessa época.
A autora, Cecília Matos, é natural de Quinta do Anjo e formada em Arquitetura. Tem vindo a dedicar-se à pesquisa da história local, tendo iniciado, em 2020, a coleção “E Assim se Fez Esta Terra”.
A Exposição é organizada pela Junta de Freguesia de Quinta do Anjo, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela, e enquadra-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 10 – Reduzir as Desigualdades. Mais informações: 212 880 344 ou geral@jf-quintadoanjo.pt.
A Arrábida Subterrânea é uma obra bibliográfica que resulta de 18 de anos de investigação espeleológica na Cadeia Montanhosa da Arrábida e que dá a conhecer o património cultural e natural que as grutas da região representam. Um trabalho colossal liderado por Rui Francisco, espeleólogo e figura ativa na divulgação e estudo do património natural subterrâneo da Arrábida, que nos leva numa viagem à profundidade dos tempos, fundamental para compreender as raízes da condição humana e do planeta que habitamos.
Esta conferência irá mostrar a extraordinária importância documental e de projeção da região, e ainda abordará o caminho para futuras investigações científicas em múltiplas disciplinas (da geologia à arqueologia), com um evidente impacto no potencial do ecoturismo e do turismo espeleológico.
Entrada livre.