EVENTOS NA NOSSA REGIÃO
Dançar Abril
Nos meses de setembro e outubro, o projeto “Dançar Abril” propõe as atividades “Partilha(s)” – sessão de leituras e partilhas, a 26 de setembro, às 19h00, “Oficina(s)” – Oficina de Dança Contemporânea com Ivanoel Tavares, a 19 de outubro, às 16h00, e “Cinema(s)” – sessão de cinema e debate, a 24 de outubro, às 20h30. As ações, destinadas a maiores de 6 anos, decorrem no Centro Cultural de Poceirão (CCP) e têm participação gratuita.
Viagem pelo "Canto Livre"
No âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril e do “Outubro – Mês da Música”, Samuel Quedas preparou uma viagem pelo “Canto Livre” e as suas histórias, para assistir no dia 5 de outubro, às 21h30, no Cine-Teatro S. João, em Palmela, com entrada gratuita (mediante levantamento de bilhete).
Feira Medieval de Palmela
É já no fim de semana de 27 a 29 de setembro que a Feira Medieval de Palmela a/o vai levar numa viagem ao século XV, com o tema “Um Cavaleiro de Santiago para Alcaide-Mor de Palmela”. O evento está de regresso ao Castelo e Centro Histórico de Palmela e a cerimónia de abertura está marcada para dia 27, às 19h00.
Pedro Jóia
O espetáculo de Pedro Jóia, a 1 de outubro, às 21h30, no Cine-Teatro S. João, em Palmela, celebra o Dia Mundial da Música e abre a programação do “Outubro – Mês da Música”, alargada a todo o mês, descentralizada e em parceria entre o Município de Palmela e os agentes locais na celebração desta arte. A entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhete.
Dia Mundial da Música
O Dia Mundial da Música (1 de outubro) é comemorado em Palmela ao longo de todo o mês, com um programa de espetáculos de qualidade por todo o concelho e para vários públicos.
Caminhadas 2024
Caminhadas 2024 em Setúbal e Palmela
Dançar Abril
“Partilha(s)” – momento de lançamento de uma exposição de grande formato e “Cinema(s)” – sessão de Cinema ao ar livre são as atividades de julho do projeto “Dançar Abril”, que decorrem no dia 11, a partir das 21h00, no Centro Cultural de Poceirão (CCP), com participação gratuita.
Palmela Wine Jazz
Iiolanda, Maria João & Carlos Bica Quarteto, Eugénia Contente Trio e Anna Lundkvist Lisboa Cinco são os artistas que atuam este ano no Palmela Wine Jazz, que decorre de 16 a 18 de agosto, no Parque Venâncio Ribeiro da Costa, junto ao Castelo de Palmela.
.
.
Caminhar no Tempo
A Galeria da Biblioteca Municipal de Palmela recebe a exposição “Caminhar no Tempo – Evolução das condições de trabalho na Câmara Municipal de Palmela” entre os dias 7 e 28 de junho.
Pedro Jóia, referência da Guitarra em Portugal, acompanhado por José Salgueiro, na Percussão, vai apresentar um repertório que integra alguma da melhor música produzida no século XX português, expondo toda a sua técnica e sensibilidade musical. Serão apresentadas versões para Guitarra e Percussão de obras emblemáticas de autores tão diferentes como Armandinho, Carlos Paredes e José Afonso, além de música composta por Pedro Jóia e de autoras/es da Guitarra Flamenca. O concerto tem 75 minutos de duração e é destinado a maiores de 6 anos.
Consulte o programa completo do “Outubro – Mês da Música” em www.cm-palmela.pt. Mais informações: 212 336 630 ou cultura@cm-palmela.pt.
Ao longo dos três dias, a Feira proporciona um programa de animação com muitas propostas para toda a família, com a presença de artesãs/ãos e restauração. Para além da animação permanente pelo recinto, há espetáculos, oficinas, demonstrações de voo livre de aves de rapina, apresentação de armas, torneios de cavaleiros, torneio para petizes, cortejos, danças medievais, música, Assalto ao Castelo, Bosque dos Enganos, visitas guiadas e um passeio inclusivo (em parceria com a Associação Bengala Mágica). Na Igreja de Santiago, vai também ser possível visitar a Exposição “A Tortura – Instrumentos de Tortura da Inquisição na Idade Média”.
Com o objetivo de contextualizar historicamente o tema definido para a edição de 2024 da Feira, realiza-se, a 24 de setembro, às 18h00, na Biblioteca Municipal de Palmela, a Conferência “Palmela nos Finais da Idade Média”, com o Professor João Costa, investigador integrado no CHAM/NOVA e no CEH-NOVA, e destinada à comunidade local, voluntárias/os, colaboradoras/es e outras/os interessadas/os.
À semelhança das edições anteriores, a Feira está a desenvolver um programa de voluntariado para a comunidade do concelho, abrangendo experiências em várias áreas de interesse do evento.
Está também a ser promovida a 2.ª edição do Concurso Vila Medieval. De 25 a 29 de setembro, os estabelecimentos aderentes vão decorar as suas montras, janelas e/ou fachadas, decorrendo a votação durante esse período.
A Feira é organizada pela Câmara Municipal de Palmela. Mais informações: turismo@cm-palmela.pt ou 212 332 122. Consulte o programa completo em anexo.
Informações úteis
Bilhete
1 dia – 4€
3 dias – 8€
< 12 anos: gratuito (pulseira obrigatória
Neste dia, o público vai poder (re)visitar a exposição fotográfica “Dançar Abril”, inaugurada em 2018, durante as comemorações do 44.º aniversário da Revolução dos Cravos. A mostra apresenta fotografias de grande formato da autoria de Paulo Nobre (Município de Palmela) e Mário Carromeu (Associação de Cultura e Desporto de Poceirão), que recordam o espetáculo de dança com o mesmo nome, realizado durante as comemorações do 25 de Abril e do Dia Mundial da Dança de 2015.
A 3.ª edição do “Dançar Abril” é um projeto com e para a comunidade. Trata-se de uma criação comunitária de longa duração, em que a Dança se assume como expressão dos valores de Abril e o desafio consiste em criar a simbiose entre o movimento e a liberdade, num pulsar que escuta e respeita a diferença. Integra três eixos de programação: partilha, capacitação e criação que, ao longo do tempo, se cruzam, interligam e complementam, num programa pensado sob vários aspetos, em articulação com outras entidades, projetos e dinâmicas da comunidade.
O projeto teve lançamento a 16 de abril, ações a decorrer até abril de 2025, processo criativo de janeiro a abril de 2025 e apresentação pública do espetáculo a 16 de abril de 2025 (data do 25.º aniversário do CCP). Integra a Operação Integrada Local (OIL) Poceirão e Marateca.
Saiba mais e consulte o programa de atividades completo em https://passosecompassos.pt.
O concerto, destinado a maiores de 6 anos, será um momento especial de evocação cultural da Revolução, com nomes que fazem a história contemporânea do canto de intervenção e da mensagem libertadora e de resistência do 25 de Abril. Para além de Samuel Quedas (direção artística), o elenco integra Manuel Freire, Luísa Basto, Rui Pato, Ana Rita Inácio, Vítor Sarmento, Francisco Naia, José Fanha, Lúcia Moniz, Cheila Lima e Nuno Tavares, no Piano, e mais três músicos.
“Canto Livre” integra o programa do “Outubro – Mês da Música”, que o Município de Palmela promove ao longo de outubro, com espetáculos de qualidade por todo o concelho e para vários públicos. Consulte a programação completa em www.cm-palmela.pt. Mais informações: 212 336 630 ou cultura@cm-palmela.pt.
Da programação “Outubro – Mês da Música”, destaque para o espetáculo comemorativo do Dia Mundial da Música com Pedro Jóia, no dia 1, no Cine-Teatro S. João, em Palmela. No âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, Samuel Quedas preparou uma viagem pelo “Canto Livre” e as suas histórias, para assistir no dia 5, e os “Anónimos de Abril” sobem também ao palco do Cine-Teatro, no dia 24. Este equipamento cultural, recebe ainda Mimi Froes (dia 12), o Café Concerto “Teimosia” – Mário Mata (dia 18) e o Café Concerto Desidério Lázaro Trio – Micrus (dia 31).
No Centro Comunitário de Águas de Moura, “A Cantadeira” Joana Negrão apresenta um espetáculo em que a sua voz é o fio condutor para paisagens sonoras ancestrais e atuais (11 outubro) e há também o espetáculo musical performativo “O Escuro que Tinha Medo”, especialmente dirigido à comunidade educativa (dia 15).
No Centro Cultural de Poceirão, assista, a 12 de outubro, ao Concerto “Vozes da União”, protagonizado por um grupo que se junta, canta, cria canções e usa a voz para gerar laços entre as pessoas e o conhecimento.
É também em outubro que algumas coletividades do concelho celebram os seus aniversários, com um forte programa de iniciativas promovido pelas Sociedades Filarmónicas Humanitária e Palmelense “Loureiros”.
O “Outubro – Mês da Música” é promovido pelo Município de Palmela, no âmbito do “Palmela É Música”, e enquadrado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos. Mais informações: 212 336 630 ou cultura@cm-palmela.pt.
O Dia Mundial da Música é comemorado desde 1975, para celebrar esta forma de expressão com importância global, como manifestação de diversidade e, simultaneamente, de união entre os povos.
Consulte o programa e não perca nada!
Programa
1 outubro | 21h30 | Cine-Teatro S. João, Palmela
Dia Mundial da Música – Pedro Jóia
Pedro Jóia (Guitarra) e José Salgueiro (Percussão) apresentam versões de obras emblemáticas de Armandinho, Carlos Paredes ou José Afonso, além de música original e de autores da guitarra flamenca
Duração: 75 min.
Destinatários: M/6
Entrada gratuita mediante levantamento bilhete
1 a 12 outubro | Sociedade Filarmónica Humanitária, Palmela
160.º Aniversário da SFH
1 outubro | Ao longo do dia
Apontamentos Musicais Dia Internacional da Música
Alunos e Professores do Conservatório Regional de Palmela
4 outubro | 21h00
Comemoração do 60.º Aniversário da Sede da SFH
8 outubro | 21h00
Sessão Solene Comemorativa do 160.º Aniversário da SFH
Concerto pela Banda e Coro
12 outubro
Jantar de Aniversário
Com o artista Rui Drummond and The Soul Journey
Info.: 212 350 235 | geral@sfh.pt
Org.: Sociedade Filarmónica Humanitária
5 outubro | 21h30 | Cine-Teatro S. João, Palmela
Canto Livre
Direção: Samuel Quedas
Elenco: Manuel Freire, Luísa Basto, Rui Pato, Ana Rita Inácio, Vítor Sarmento, Francisco Naia, José Fanha, Lúcia Moniz, Cheila Lima, Nuno Tavares (Piano) e mais três músicos
Integra as Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril
Destinatários: M/6
Entrada gratuita mediante levantamento bilhete
11 outubro | 21h30 | Centro Comunitário de Águas de Moura
Concerto “A Cantadeira”
Joana Negrão – Voz, Loops Vocais, Adufe, Pandeireta, Bombo e Gaita-de-fole Portuguesa
Integra a Operação Integrada Local Poceirão e Marateca
Destinatários: M/6
Entrada gratuita
12 outubro | 21h00 | Cine-Teatro S. João, Palmela
Mimi Froes
Apresentação do álbum de estreia “Contornos”
Produtor: Aquele Abraço, Lda.
Destinatários: M/6
Bilhete: 12€
12 outubro | 21h30 | Centro Cultural de Poceirão
Concerto “Vozes da União”
Um grupo de pessoas de várias idades, géneros, cores e profissões que vive, trabalha, estuda ou reside em Setúbal decidiu encontrar-se todas as semanas na União Setubalense para cantar contra o cinzento dos dias e a hegemonia cultural
Entrada gratuita
15 outubro | 11h00 | Centro Comunitário de Águas de Moura
O Escuro que Tinha Medo
Espetáculo musical performativo
Destinatários: comunidade educativa
Integra a Operação Integrada Local Poceirão e Marateca
18 outubro | 21h30 | Cine-Teatro S. João, Palmela
Café Concerto “Teimosia” – Mário Mata
Espetáculo apresentado em formato trio e de cariz popular
Bilhete: 5€
24 outubro | 21h30 | Cine-Teatro S. João, Palmela
Anónimos de Abril
Rogério Charraz, Joana Alegre, José Fialho Gouveia e João Afonso
Integra o programa da Conferência “Portas que Abril Abriu”, comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril
Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete
25 outubro | 21h30 | Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”, Palmela
Concerto e Sessão Solene Comemorativa do 172.º Aniversário
Banda e Coral “Loureiros”
Info.: secretaria@sfploureiros.pt | 926 318 172
Org.: Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”
31 outubro | 21h30 | Cine-Teatro S. João, Palmela
Café Concerto Desidério Lázaro Trio – Micrus
André Rosinha (Contrabaixo), João Sousa (Bateria) e Desidério Lázaro (Saxofone)
Bilhete: 5
O trabalho digno desempenha um papel fundamental na sociedade atual e tem uma grande importância na vida das pessoas. A Câmara Municipal de Palmela, tendo consciência de que se trata de uma área em constante desenvolvimento, em matéria de segurança e saúde no trabalho, tem-se proposto a objetivos muito além dos obrigatórios legalmente, privilegiando dessa forma as condições de trabalho.
A mostra, promovida pela autarquia, constitui uma viagem, através das imagens, pela evolução das condições de trabalho no Município e está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 8 – Trabalho Digno e Crescimento Económico e 3 – Saúde de Qualidade.
Visite a Exposição “Caminhar no Tempo” no horário de funcionamento da Biblioteca Municipal de Palmela: de terça sexta-feira, das 10h00 às 19h00 e aos sábados, das 14h00 às 19h00 (encerra aos domingos, segundas-feiras e feriados).
Para além dos espetáculos de Jazz diversificados e de grande qualidade que vão animar as noites no Anfiteatro do Parque, as/os visitantes vão também encontrar uma feira de vinhos da Península de Setúbal, wine bar e um programa paralelo com provas comentadas, ofertas e promoções dos produtores participantes.
Com entrada gratuita, o evento é organizado pela Câmara Municipal de Palmela e Rota de Vinhos da Península de Setúbal, com o apoio da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e do Programa “Mecenas de Palmela”.
O programa completo vai estar disponível em breve. Mais informações: 212 336 668 ou desenvolvimentoeconomico@cm-palmela.pt.
Programa musical
16 agosto | 21h30 | Anfiteatro
Iiolanda
Iiolanda – Voz
Luiz Avellar – Piano
Bernardo Moreira – Contrabaixo
João Moreira – Trompete
Iiolanda iniciou a sua carreira como cantora em 1998, tendo levado a sua música a vários continentes. Participou em diferentes festivais de Jazz pelo mundo e é criadora de dois projetos que homenageiam Cabo Verde e o seu povo, tendo sido nomeada na categoria de Melhor Artista Revelação nos Cabo Verde Music Awards, com o seu álbum de estreia “Kriola EnKantu”.
Iiolanda regressa aos palcos com um novo disco, “Essência”, acompanhada por Bernardo Moreira no Contrabaixo e na produção musical, João Moreira no Trompete e Luiz Avellar no Piano. “Vulcan Bar” é a canção de apresentação do disco, que será um tributo à figura de Amílcar Cabral, numa altura em que se comemora o centenário do seu nascimento.
17 agosto | 21h30 | Anfiteatro
Maria João & Carlos Bica Quarteto
Maria João – Voz
Carlos Bica – Contrabaixo
João Farinha – Piano
Gonçalo Neto – Guitarra
Maria João e Carlos Bica são dois nomes incontornáveis quando se fala do Jazz português. A colaboração entre estes dois nomes maiores do Jazz português remonta à década de 80 e ficou registada nos álbuns “Conversa” (1986) e “Sol” (1991).
Passados mais de 35 anos sobre os primeiros encontros, Maria João e Carlos Bica voltam a partilhar um projeto musical, desta feita com a cumplicidade de alguns músicos de uma nova geração na cena portuguesa, como João Farinha, Gonçalo Neto e André Santos.
Depois de 10 anos a tocarem juntos e muitos concertos pelo mundo fora, os seus caminhos separaram-se. Agora, voltam a encontrar-se no disco “Close to you”, base do concerto que os traz ao Palmela Wine Jazz.
18 agosto
19h00 | Anfiteatro
Eugénia Contente Trio
Eugénia Contente – Guitarra
Gabriel Salles Silva – Baixo
Luís Delgado – Bateria
Nascida em 1992, em Ponta Delgada (Açores), Eugénia Contente tem o seu primeiro contacto com a guitarra aos 9 anos. Ao jeito neotestamentário, há um salto até 2010, altura em que Contente parte para Lisboa, onde tira o mestrado em Arquitetura, na FAUL.
O álbum de estreia de Eugénia Contente Trio, assim que é disparado “Synth Muito” (tema de abertura), torna evidente duas coisas: que o seu “groovezorro” Funk é a cama onde uma orgia de estilos e estéticas tem lugar e que, felizmente, fomos convidadas/os a assistir. Quando falamos em Funk, queremos referir Nile Rodgers em esteróides. Já que estamos a atirar referência como barro à parede, deste lado, pressente-se algo de Jeff Beck ou de Mike Stern ali naquelas alturas do “Time In Place”.
21h30 | Antiteatro
Anna Lundkvist Lisboa Cinco
Anna Lundkvist – Voz
Daniel Bernardes – Piano
André Carvalho – Contrabaixo
Desidério Lázaro – Saxofone
Bruno Pedroso – Bateria
Uma vocalista e compositora de Jazz com raízes na Suécia, mas com uma banda composta por alguns dos melhores músicos de Jazz portugueses. Formou-se no programa de músicos da Skurup Folkhögskola, em 2000, e tem atuado como artista profissional desde então.
Anna Lundkvist, para além de compositora, faz também produção musical e arranjos para outros artistas. Embora sueca, encara Lisboa como a sua segunda casa e o projeto com músicos portugueses é neste momento a prioridade na carreira de Anna Lundkvist, pois é com este quinteto que está a chegar o reconhecimento um pouco por toda a Europa.
A 3.ª edição do “Dançar Abril” é um projeto com e para a comunidade. Trata-se de uma criação comunitária de longa duração, em que a Dança se assume como expressão dos valores de Abril e o desafio consiste em criar a simbiose entre o movimento e a liberdade, num pulsar que escuta e respeita a diferença. Integra três eixos de programação: partilha, capacitação e criação que, ao longo do tempo, se cruzam, interligam e complementam, num programa pensado sob vários aspetos, em articulação com outras entidades, projetos e dinâmicas da comunidade.
O projeto teve lançamento a 16 de abril, ações a decorrer até abril de 2025, processo criativo de janeiro a abril de 2025 e apresentação pública do espetáculo a 16 de abril de 2025 (data do 25.º aniversário do CCP). Integra a Operação Integrada Local (OIL) Poceirão e Marateca.
A organização é da Câmara Municipal de Palmela e Passos e Compassos. Mais informações e inscrições: 935 321 218. Saiba mais e consulte o programa de atividades completo em https://passosecompassos.pt.
Caminhadas 2024 em Setúbal e Palmela