NUNO DAVID
Nasceu em Angola e vive em Setúbal há 44 anos. Aliou sempre a pintura, sua grande paixão, à formação académica e atividade profissional, exercida como técnico no Parque Natural da Arrábida e Reserva Natural do Estuário do Sado, encontrando nela muita fonte de inspiração. Estuda pintura desde muito novo, e apresentou em Angola os seus trabalhos pela primeira vez, em 1973. Utiliza as mais diversas técnicas, designadamente a pintura a óleo, a acrílico, mas é sobretudo em aguarela que mais se expressa. Participou em muitas mostras coletivas desde 1985 e individualmente com alguma regularidade em vários locais do País. Expôs em Portugal e de forma individual primeira vez, em Palmela na Igreja de Santiago, num programa aberto também a outros pintores a nível nacional, (1997), em Setúbal nas Galerias Bocage, no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS) por várias ocasiões, na Galeria do Convento de Jesus e mais recentemente em 2017, na Galeria Municipal da Casa da Baía. Também expôs em Lisboa, Évora, Horta, nos Açores, em Almada, no Alentejo em Estremoz, (Monte de Seis Reis) e outras cidades. Tem feito ilustração ilustrações em diversas publicações, romances e outras, designadamente do escritor António de Oliveira Castro.
Está representado em coleções particulares e institucionais no país e no estrangeiro.
Quanto à obra gravada, salienta-se o guache que deu origem à medalha comemorativa dos 150 anos do Club Setubalense (2005).
Participou nas comerações em Setúbal do Dia de Portugal, em 2007, aderindo a um concurso para a ilustração de “Os Lusíadas Manuscritos”, tendo sido selecionadas 3 obras, cujos originais estão no Acervo de Arte do Museu da Presidência da República.
Tem participado em inúmeras exposições coletivas abordando os mais variados temas. Pinta em acrílico, e executou para a Diocese de Setúbal, em grande dimensão, o painel “Via da Misericórdia” para uma exposição coletiva de Arte Sacra, que teve lugar na Galeria de Artes Plástica da Casa da Baía em 2015. Seguiu-se uma exposição individual na mesma Galeria, em 2016, tendo nela reunido um acervo variado de expressão plástica de sua autoria, abordando várias técnicas e temáticas. Mais recentemente, em finais de 2019, executou para a Adega Nova da Quinta de Alcube, um painel em grandes dimensões. A coleção dos Teatros Nacionais à Italiana, é exposta no (MAEDS), em finais de 2020 no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal), também associando a esta exposição 4 peças a guache de edifícios históricos e emblemáticos da arquitetura, em Setúbal e Palmela.
Pinta em várias técnicas para satisfazer pedidos que lhe são formulados.
“PALMELA NUMA TARDE DE SETEMBRO”
Espatulado de óleo
“CASTELO DE ALMOUROL”
Espatulado de óleo
“MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS”
Aguarela
“JOSÉ MARIA DA FONSECA”
Aguarela
“ESTAÇÃO DO ROSSIO”
Aguarela
“COSTA DO CASTELO”
Aguarela