PALMELA
O Presidente da Junta de Freguesia de Palmela, Jorge Mares, fala-nos da Vila de Palmela, sua história, cultura, tradições…
GEOGRAFIA
Palmela é uma vila portuguesa e sede de Município pertencente ao Distrito de Setúbal, região de Lisboa e sub-região da Península de Setúbal, com cerca de 17 400 habitantes. Palmela é uma vila e sede de um município com 462,87 km² de área e 62 805 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias:
Palmela, Pinhal Novo, União das freguesias de Poceirão e Marateca e Quinta do Anjo
A sua altitude máxima é de 378 metros, medida no morro onde se localiza o Castelo
HISTÓRIA
A presença do Homem na região que hoje é ocupada pelo município de Palmela remonta ao Neolítico superior.
Em 1147 foi conquistado por D. Afonso Henriques, outorgando-lhe carta de foral em 1185.
A Ordem de Santiago marca a sua presença em Palmela onde a congregação detinha o convento de Santos, entre outros, devido ao facto de Palmela ser a maior Comenda da Ordem e às características do castelo, de grandes dimensões, com capacidade de albergar o conjunto monumental da Ordem
ECONOMIA
A agricultura e a pecuária têm um importante papel na economia concelhia, seguindo-se o setor secundário, com a produção de vinho, montagem eletrónica, metalomecânica e construção civil.
Cerca de 48% da área do concelho é ocupada pela atividade agrícola, predominando os cultivos de cereais para grão, prados temporários e culturas forrageiras, culturas hortícolas extensivas, pousio, vinha, prados e pastagens permanentes.
A pecuária tem também alguma importância, nomeadamente na criação de aves, suínos e coelhos.
Cerca de 4167 ha do seu território são cobertos de floresta.
(fonte: infopédia)
LOCAIS DE INTERESSE
CASTELO DE PALMELA
O Castelo de Palmela, tem origem árabe, com a primeira fortificação, provavelmente, edificada por volta do século IX
IGREJA DE SÃO PEDRO
Igreja edificada no século XVI, revestida internamente com painéis de azulejos barrocos do século XVIII a representar a vida de São Pedro.
PRINCIPAIS EVENTOS
FESTA DAS VINDIMAS
PALMELA WINE JAZZ
FEIRA MEDIEVAL
VÍDEOS
“Vamos Cantar as Janeiras”
2023
“Queima do Judas”
2023
IGREJA DE SÃO PEDRO
Igreja edificada no século XVI, revestida internamente com painéis de azulejos barrocos do século XVIII a representar a vida de São Pedro.
A Igreja de S. Pedro, igreja matriz de Palmela é um edifício do século XVI que apresenta três naves com colunas toscanas e está revestida interiormente por painéis de azulejos barrocos datados do século XVIII, onde estão representadas cenas da vida de São Pedro. Inclui ainda um importante conjunto escultórico e pictórico setecentista.
CASTELO DE PALMELA
O Castelo de Palmela, tem origem árabe, com a primeira fortificação, provavelmente, edificada por volta do século IX, depois da conquista desta região aos visigodos, mas onde os testemunhos arqueológicos, apontam para uma ocupação humana desde o período neolítico. D. Afonso Henriques conquistou Palmela em 1147, mas voltaria a cair na mão dos muçulmanos e só por volta de 1190, passaria definitivamente para a posse portuguesa. D. Sancho I, mandou fazer reparações na fortaleza e doou-a à Ordem de Santiago, que fizeram de Palmela a sede da Ordem. É já no reinado de D. João I que se inicia a construção do convento onde esta ordem se instala, a partir de 1443. D. Pedro II, por volta de 1670, modernizou as suas defesas, adaptando-as ao uso de artilharia, mas as suas estruturas viriam a ser seriamente danificadas com o terramoto de 1755. Este acontecimento e a extinção das ordens religiosas, lançou esta fortaleza no abandono, até à sua classificação como Monumento Nacional e à execução de obras de restauro iniciadas em 1945, que também recuperaram o antigo convento, onde funciona uma pousada.