DEOLINDA DE JESUS
Deolinda de Jesus, nasceu em Setúbal, em 2 de Fevereiro de 1960.
Começou a cantar aos 16 anos.
Com 18 anos participou num concurso de fado amador em Sines, tendo como anfitrião e artista convidado Vasco Rafael , onde obteve o 2 º lugar.
O seu percurso artístico passou por cantar ao lado de grandes nomes do fado tais como: Manuel de Almeida, Beatriz da Conceição, Cidália Moreira, Maria Armanda, Vasco Rafael, Carlos Zel, Anita Guerreiro, Rodrigo entre tantos outros frequentando os mesmos locais, funcionando assim como a Escola do Fado.
Em 1994 1ª Classificada no Concurso efectuado em Setúbal, integrado nas festas da Cidade Noites de Setúbal.
Em 1995 Obtém 3 prémios:
1ª Classificada no Concurso entre as Colectividades Soc. R. União Setubalense e Alunos de Apolo-Lisboa.
1ª Classificada no Concurso Taça de Portugal na Colectividade Alunos de Apolo-Lisboa.
1ª Classificada e prémio da Melhor Voz no concurso O Fado Mora na Feira em Lisboa na Feira Popular.
Em 1997 3ª Classificada na Grande Noite do Fado, no Coliseu dos Recreios em Lisboa.
No ano 2001 e 2003 actuou no Casino Estoril, no primeiro ano a convite do saudoso Carlos Zel,”quartas de fado” tendo o convite repetido no ano seguinte através da produtora.
Ainda no ano 2001, em Outubro, fez parte de um programa Inter cultural na Suécia, onde representou Portugal, através da PIKO-Organização da Mulher Lusófona através do Sr. Sambado, ex-Chefe de serviços de Programas da RDP, fazendo também parte do mesmo programa o nosso Maestro António Vitorino de Almeida e o Pintor António do Carmo. (além de actuar fez parte de 2 Workshop de fado, na cidade Universitária de Gotemburgo com os alunos).
Tem actuado em algumas casas de fado em Lisboa, fazendo parte do elenco Forte D.Rodrigo, Parreirinha de Alfama, no Bairro Alto: Luso ,Caldo Verde e Restaurante O Forcado, esta última sendo fadista residente atualmente.
Participou frequentemente como convidada do nosso “saudoso” José La Féria, nas Grandes Noites de Fado, tendo sido o último em 3 de Dezembro/2006, evento oficial, anualmente feito em Lisboa e Porto.
Convidada também por António Pinto Basto, a integrar o seu programa Fados de Portugal na RTP-Internacional, representando assim a sua Cidade de Setúbal, várias vezes no “Portugal do Coração”, a convite de Malato e também para promover eventos que faz parte com outros colegas de diferentes áreas, nomeadamente o teatro.
Com 3 trabalhos de fado editados a solo de seu nome Estilos, Travo de sal e “Deolinda de Jesus canta Alexandrina Pereira”, outro de marchas de Lisboa/2005 em conjunto com outros nomes da nossa praça, ainda no mesmo ano fez parte de uma homenagem a Deolinda Rodrigues no Fórum Lisboa, sendo acompanhada pela Orquestra do n/ “saudoso”Maestro Correia Martins, algumas participações noutros trabalhos ( C.D.) de colegas em dueto, vai interpretando a Expressão Portuguesa de Norte a Sul do País e também além fronteiras.
.
Deolinda de Jesus e Alexandrina Pereira falam do ultimo CD “Deolinda de Jesus canta Alexandrina Pereira”, resultado de uma parceria entre a fadista e a poetisa. A realização do video é de João Abreu Competo.